Avatar

sábado, 12 de abril de 2014

Ernesto Bozzano - O Grande Mestre da Ciência da Alma


   Ernesto Bozzano

"Afirmo, sem receio de erro, que fora da hipótese espírita, não existe nenhuma outra capaz de explicar os casos análogos que acabo de expor" - Prof. Ernesto Bozzano 

"Quando esse evento se realizar[o estudo dos fenômenos em grande escala e sem preconceitos], então no horizonte do conhecimento humano surgirá a aurora de uma nova era: os fundamentos do saber humano passarão da concepção materialista de mundo para a concepção espiritualista do ser, com as conseqüências filosóficas, sociais, morais, religiosas que daí decorrem" - Prof. Ernesto Bozzano

Vida

Ernesto Bozzano(1861 - 1943) foi um dos mais eruditos sábios dos últimos tempos. Nascido em Savona, província de Gênova, na Itália, foi o quarto filho de um total de cinco irmãos de uma família abastada. Professor de Filosofia da Ciência da Universidade de Turim, desde cedo interessou-se viva e precocemente por assuntos ligados à Filosofia, à Psicologia, à Astronomia, às Ciências Naturais e à Parapsicologia, foi um pensador positivista interessado sobretudo pelas idéias do inglês Herbert Spencer (1820-1903).

O "Grande Mestre da Ciência da Alma", assim conhecido no meio dos pesquisadores em Vida Após a Morte de sua época, trabalhou 14 horas diárias, durante 52 anos e elaborou assim um estudo que se fosse enfeixado  num livro de tamanho médio, resultaria num volume de 15000 páginas ! Em seus estudos contou com a ajuda valiosa de 76 médiuns, coisa realmente impressionante ! 


Após o estudo do livro de Alexandre Aksakof, Animismo e Espiritismo, principiam verdadeiramente as suas investigações metódicas no campo da “Ciência da Alma”. Compreende imediatamente a sua grande complexidade e sente a necessidade de penetrá-la até aos seus alicerces, de esquadrinhar as suas origens, estudá-la na história dos povos civilizados e na dos povos selvagens e proceder pessoalmente a experiências. A lógica irresistível dos fatos fez dele um dos defensores mais ardentes, mais autorizados, mais prestigiosos da tese espírita. 

Lê primeiro as obras de Allan Kardec, Gabriel Delanne, Léon Denis, Eugène Nus, William Crookes, A. Russel Wallace, D. D. Home, Du Prel, e adquire as principais obras inglesas e americanas publicadas desde a origem do movimento.Vai catalogando o conteúdo dessas obras por meio de um classificador alfabético, método precioso e prático que empregará durante toda sua vida. Adquire assim uma cultura sólida e só depois considera que chegou o momento de pôr frente a frente os seus conhecimentos teóricos com as pesquisas experimentais.

Com alguns amigos, fundou em Gênova a primeira Sociedade de Estudos Psíquicos: o Círculo Científico Minerva, onde fez experiências desde 1891 a 1906. Esse Círculo promoveu, durante quatro anos, magníficas pesquisas, nas quais os experimentadores registraram manifestações de toda espécie: pancadas, movimento de objetos, transportes em plena luz e, além disso, provas de identificação espírita.

Também durante três anos fizeram experiências com a médium Eusápia Paladino. Obtém, especialmente, em companhia dos professores Morselli e Porro, materializações completas de fantasmas em plena luz e estando, ainda, o médium visível ao mesmo tempo.Durante toda a sua vida, Bozzano prossegue nas suas numerosas experiências e leituras.

Durante meio século de investigações severas, nada pareceu indigno de uma análise atenta a esse homem de inteligência prodigiosa. Leu os livros e revistas publicadas em todo o mundo, que versavam o assunto que o apaixonou. Anotou todos os casos interessantes, classificou todos os fatos, dividindo-os em categorias, grupos, subgrupos, e manteve cuidadosamente em dia um quadro geral das matérias.

Esse homem infatigável dispôs assim de uma antologia extraordinária – única, porque só ele efetuou trabalho semelhante – de 1.200 classificações de fatos produzidos em todo o mundo; antologia na qual se encontram registrados todos os fenômenos supranormais e rigorosamente controlados, obtidos experimentalmente ou espontaneamente produzidos desde o início do movimento espírita até os nossos dias, isto é, durante 100 anos. Essa coleção compreende também todas as teorias, todas as hipóteses imaginadas para explicar os fatos, todas as argumentações, quer sejam excelentes, boas, medíocres, absurdas ou voluntariamente falsas para induzir em erro, que foram formuladas para sustentar essas hipóteses.

Produção Bibliográfica

A parte essencial da sua obra consiste na publicação ininterrupta de monografias poderosas, profundas, das quais só algumas foram traduzidas em francês e inglês. Nelas reúne os fatos mais importantes de cada categoria.Não elimina a priori qualquer hipótese, porque só tem um objetivo: o conhecimento da verdade. Não emprega frases impressionantes e vazias de sentido. Demonstra com fatos. Fatos mais importantes de cada categoria.

Visão Panorâmica dos Eventos da Vida


Algumas das suas mais importantes obras chamam-se: "Da visão panorâmica ou memória sintética na eminência da morte", estudo corroborado pelo Dr. Raymond Moody Jr., em Vida Após a Vida, onde chama a atenção para eventos em que pessoas que estão na iminência da morte recordam toda a sua vida em uma visão panorâmica . 




Experiência Fora do Corpo


"Fenômenos de Bilocação", ou na linguagem mais atual Experiências Fora do Corpo, nesse livro, que juntamente com o anterior formam uma bela continuidade com os estudos do Dr. Raymond Moody Jr, Bozzano analisa mais de 30 casos de experiências fora do corpo narradas por pessoas diversas.





Cinco casos de identificação de Espíritos
Ernesto Bozzano


Um  outro livro muito importante de Bozzano, chama-se "Cinco Excepcionais Casos de Identificação de Espíritos", onde são apresentadas provas dadas por mortos que viveram obscuramente e desconhecidos do médium e dos assistentes.




A crise da morte




Em "A crise da Morte", estuda as fases que os que acabaram de morrer atravessam na crise da morte e as circunstâncias da sua entrada no meio espiritual, a surpresa que muitos têm ao perceber que estão vivos e as outras questões que dizem respeito ao retorno ao mundo espiritual são aqui analisadas, por meio de psicografias.




Povos Primitivos e as
Manifestações Supranormais

Em "Povos Primitivos e as Manifestações Supranormais", Bozzano faz um estudo sobre fenômenos mediúnicos e anímicos entre os povos selvagens.Nessa monografia, de cunho antropológico, cita e comenta numerosos testemunhos sobre as crenças e as práticas dos selvagens, repletas de fatos mediúnicos, o que nos mostra que a Mediunidade independe de aspectos religiosos e culturais, sendo uma faculdade humana.








Estes são apenas alguns dos livros escritos por Ernesto Bozzano, abaixo colocamos disponíveis para download os livros acima citados:







Até sua morte, esse estudioso solitário, que tinha dedicado grande parte da sua vida à tentativa de dar ao Espiritismo um caráter científico, deixou uma biblioteca sobre fenômenos espirituais das mais ricas da Europa e do mundo, hoje conservada pela Fondazione Biblioteca Bozzano - De Boni, de Bolonha. É por tudo isso que nós, Espíritas, devemos estudar e divulgar a vida e o trabalho deste gigante da Ciência da Alma.


"Mãos à obra ! porque já não é mais permitido tratar com pilhérias e zombarias fáceis um assunto tão grave. (...) Quando um fato é verdadeiro, a Humanidade inteira não o privaria de ser." - Dr. Paul Gibier

2 comentários:

  1. Excelente reportagem, com obras para download, o que nos permite maior contato com o estimado Bozzano e suas ricas obras
    Att.,
    Mariluce Veiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariluce, tudo bem ?
      Que bom que gastou :) ficamos felizes :)
      Sem dúvida Bozzano é um dos grandes da ciência da alma :)

      Excluir